segunda-feira, 12 de julho de 2010

Picasso Head

O cubismo foi um movimento artístico relativamente breve, mas que deixou uma forte influência na arte do século XX, seus ecos ressoam até o presente. Para mim não bastava mostrar obras de Picasso e Braque para os alunos do Ensino Médio e dizer que estes artistas aboliram o uso da perspectiva linear em suas pinturas, rompendo com um paradigma que se instalou desde o Renascimento. Que Picasso descontruiu as imagens em planos sucessivos criando uma nova forma de representar os objetos, mostrando diferentes pontos de vista simultaneamente. Era importante que os alunos experimentassem essa informação. Mas como? 
Bom surgiu à idéia de criamos cabeças à moda de Picasso, resolvemos que o trabalho seria tridimensional, e que funcionariam como máscaras. Com materiais muito simples - caixas de papelão, tinta guache e colagens - eles criaram trabalhos muito expressivos, brincando com as proporções da cabeça (muito maior ou menor que a forma natural), com a posição dos elementos (olhos que se projetam além do espaço da face), com a sobreposição dos planos (trabalhando a caixa a partir do seu vértice ao invés do plano frontal) e criando uma estrutura onde o rosto é uma abstração que se abre para uma face dividida.
Foi muito bom fazer esse trabalho, acho que a alegria e envolvimento dos alunos transparecem nesse pequeno vídeo que fizemos, espero que gostem. 




Para saber mais sobre o nosso trabalho com o cubismo, clique aqui.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Natureza-morta

Os alunos do 9º ano prosseguem em sua jornada através da história da arte no Brasil. E agora chegam os holandeses querendo um pedacinho do Brasil, um pedacinho extremamente bonito do nordeste, diga-se de passagem. Mauricio de Nassau trouxe com sua corte dois pintores importantes Franz Post e Albert Eckhout, nosso olhares então vão descobri esses estrangeiros que de modo tão bonito nós legaram os primeiros registros de um Brasil que ainda engatinhava. 


Para fazer o download dessa apresentação clique aqui.

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