Uma das maiores dificuldades que
enfrento com meus alunos é a questão dos desenhos estereotipados. Muitas
crianças, depois de serem expostas a anos de modelos de desenho, simplesmente
não tem mais confiança para criar os seus próprios. Para tentar criar um clima
de maior liberdade, lancei o seguinte desafio para os alunos: De quantos modos
diferentes podemos desenhar uma árvore? Pedi que cada um desenhasse uma árvore,
mas que tentasse fugir daquela “árvore padrão com maçãs”.
Um pouco relutantes no inicio, mas
mais confiantes à medida que observavam as produções dos colegas, foram surgindo árvores
bem pouco comuns: com copas triangulares e padrões geométricos, árvores com
folhas em forma de corações vermelhos, uma árvore com a copa em forma de
planeta Terra (essa bastante triste), árvores feitas com recortes de
revistas, árvores secas... Enfim, uma diversidade bastante grande. Espero que
essa tenha sido a senha para que eles acreditem que podem ousar.
Exibimos as imagens das árvores no
mural, como forma de lembrar o Dia Internacional do Meio Ambiente. Usamos muito
papel, mas uma aluna nos lembrou que é preciso reciclar, fica a dica.
Recomendo aos professores a leitura
do artigo Desenhos estereotipados: um mal necessário ou é necessário acabarcom este mal?
Da Profa. Dra. Maria Letícia Rauen.
Da Profa. Dra. Maria Letícia Rauen.
Haaa que bacana! Trabalhei com a obra o bananal de lasar segall.
ResponderExcluirAnderson, sou apaixonada por árvores e este trabalho seu é lindo. Quanta riqueza de representações, tal qual na própria natureza existe! Parabéns! Eliane Mattozo
ResponderExcluirEliane obrigado pelo comentário, você sempre tão generosa comigo. :)
Excluir