segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Kandinsky [ Abstração / Pintura ]


Após tratarmos da invenção da fotografia, do impressionismo e do cubismo; agora os alunos do Ensino Médio estão pesquisando e trabalhando com a arte abstrata. Iniciamos com Kandinsky, pintor russo considerado o primeiro artista moderno a desenvolver uma pintura não figurativa. Assistimos a um vídeo, vimos algumas reproduções de pinturas de diferentes momentos da obra desse artista e então passamos a atividade.

A atividade consiste em duas etapas, a primeira é pintar o fundo usando aquarela (se você não tiver aquarela disponível, pode fazer uma mistura de anilina com álcool e usar como se fosse aquarela líquida, funciona bem também). Depois os alunos pintaram com lápis de cor algumas figuras geométricas impressas em uma ficha que distribui. É importante pedir aos alunos que pensem numa cartela de cores antes de começar a atividade. Eu solicitei que eles decidissem antes se usariam cores quentes ou frias no fundo. Se usassem cores frias no fundo, as figuras deveriam ser coloridas com cores quentes e vice-versa. Para colorir as figuras pedi que limitassem a escolha de cores a 3 ou 4, pois assim fica mais fácil compor o trabalho.





Depois de coloridos o fundo e as figuras, os alunos recortam as figuras da ficha e colam no fundo. Mas atenção! Eles não devem colar aleatoriamente, peça para que organizem todas as figuras sobre o fundo, até acharem que a composição ficou boa, para só então colar tudo. Finalmente os alunos devem traçar linhas sobre a composição usando hidrocor preto. É interessante essa etapa do trabalho, pois sem as linhas a composição não tem unidade.

Com os trabalhos prontos é importante pedir que os alunos comparem suas produções, pois apesar de terem usado o mesmo material e as mesmas figuras em quantidades iguais, os resultados são diferentes e transmitem sensações diversas também. É uma ótima atividade para que o aluno compreenda que um trabalho abstrato não é simplesmente “fazer qualquer coisa”, mas que exige que o artista pense em formas, cores, espaço, ritmo; ou seja, que ele pense e uso os elementos formais da pintura.



2 comentários:

  1. What a great lesson in Abstract Art. You're right, so many students think that abstract art is simply throwing paint randomly on a canvas and that it's 'easy' to do. Your students' work is brilliant!

    ResponderExcluir
  2. Thank you for your generous comment. I'm a fan of his work and always visit your blog. A pleasure to have you here.

    ResponderExcluir