quinta-feira, 25 de março de 2010

Escola em Foco






Em 2008 tivemos uma “explosão” no número de celulares com câmeras nas salas de aula do Mané Garrincha. A popularização das redes sociais, especialmente o Orkut, gerou uma demanda enorme por registros fotográficos do cotidiano dos adolescentes, o barateamento das câmeras digitais também entrou em cena, e eu me vi diante de alunos que interrompiam suas atividades no meio das aulas para fotografar. Ouvi relatos de professores desesperados, mas procurei entender o que estava acontecendo e transformar o problema e algo produtivo para as minhas aulas.

Trabalhei com os alunos os conceitos básicos da fotografia (a partir de um DVD produzido por uma empresa de material fotográfico), analisamos muitas fotografias de arte, publicidade e jornalísticas. Procurei chamar a atenção dos alunos para aspectos formais (enquadramento, luz, cor, composição, etc) e finalmente resolvi propor uma atividade em grupo em que eles deveriam realizar um ensaio fotográfico tendo por objeto a escola e seu cotidiano. Os alunos poderiam usar suas câmeras digitais e/ou celulares com câmeras.

O resultado foi uma montanha de imagens, quase 1.500 fotografias feitas em dois dias por 4 turmas, duas de 9º ano e duas do 2º ano do Ensino Médio.

Tivemos alguns problemas. Por exemplo, alunos que não tinha o cabo do celular pra transferir as fotos, outros tinham o tal cabo, mas falta um programa de instalação. Tivemos até uma pequena discussão (eu e um aluno), pois ele queria transferir as fotos para meu notebook usando a “porta” de infravermelho do celular dele; eu argumentava que meu computador não tinha essa ferramenta, depois de muita conversa ele aproximou o telefone do computador e disse: - Está vendo professor, seu computador tem infravermelho sim!

Depois todas as fotos foram agrupadas nas pastas das equipes, visualizamos todas as fotos usando um DataShow e íamos decidindo coletivamente quais as melhores.

Depois de dois anos resolvi retomar essa experiência. Produzi esse material (o vídeo), agrupando algumas fotos por tema (o prédio, os alunos, as pessoas etc), estou trabalhando a questão da fotografia e sua influência na arte do século XX com meus alunos do Ensino Médio e agora eles têm a tarefa de realizar um ensaio fotográfico também. Dessa vez os registros serão extramuro, eles vão documentar o trabalho, o ambiente e as famílias dos locais onde moram, cada turma tem uma missão... Vamos aguardar pelos resultados.

8 comentários:

  1. Amigo querido, que ideia magnifica!!!Parabéns! Tornou superprodutiva e educativa uma situação incomoda como essa dos celulares 9hoje em dia quem não tem?) E controlar essa criançada com eles na sala de aula, SÓ VC MESMO!!!Adorei a idéia e isso deveria ser divulgado para outras escolas. Mais uma vez PARABéNS. Outra coisa, mate a minha curiosidade: O seu aluno conseguiu transferir para o seu notbook a foto do celular através do infravermelho????rsrs Fiquei curiosa!!!rsrs Beijosss amado amigo.

    ResponderExcluir
  2. O objetivo do blog é esse mesmo, divulgar as atividades que fazemos na escola. Ah, o garoto conseguiu sim! O notebook tinha mesmo esse dispositivo.

    Abração e obrigado pela visita. Ah, como sei que tem muitos amigos, ajude a divulgar o blog ok!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, querido! Como sempre, sua criatividade e inteligência superam os obstáculos encontrados nesse mundo chamado "sala de aula", beneficiando a todos, você e seus alunos. Bjos de saudade.

    ResponderExcluir
  4. Eu tive uma oficina de "fotografia em câmeras compactas" no meu ano de calouro na facul. Dá pra fazer ótimas fotos! Excelente iniciativa!

    ResponderExcluir
  5. OI Anderson,
    é com prazer que acompanho seu blog, as atividades que propõem são dinâmicas e buscam um fazer embasado. Parabéns, é ótimo ver seu crescimento. Você precisa começar um mestrado, mas vc. já sabe disso, veja se consegue estabelecer um ritmo de trabalho menos estressante para conseguir um tempo para estudos. bjos e parabéns.
    Cristina

    PS estou encaminhando suas mensagens com endereço de blog para outros colegas

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo comentário e pela divulgação Cristina, você é e sempre será minha orientadora. Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Anderson, pelo excelente trabalho q desenvolve.
    É com enorme prazer que acesso a sua pg, como
    fonte de inspiração.
    Mais uma vez, parabéns!
    Eleny

    ResponderExcluir
  8. É fantástica essa experiência... Ano passado fiz algo similar, e o olhar que as crianças tem para fotografia é único. Fiquei fascinada...
    Beijos,
    Lu

    ResponderExcluir