quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Oratórios [Arte Barroca no Brasil]


Continuamos nossa viagem através da arte brasileira, aproveitamos os meses de junho e julho, tradicionalmente dedicados às típicas Festas Juninas, para voltar nossos olhares para a produção religiosa do período barroco. Vimos uma série de reproduções de artistas como Aleijadinho, Mestre Ataíde e outros.
O estilo barroco desenvolveu-se no Brasil durante o século XVIII, perdurando ainda no início do século XIX. O barroco brasileiro é claramente associado à religião católica. Optamos por realizar como atividade prática pequenos oratórios. Nosso objetivo foi discutir o fenômeno artístico, mas a própria natureza do trabalho tem um aspecto religioso, dei liberdade para os alunos usarem ou não as imagens dos santos (Santo Antônio, São Pedro e São João). Alguns preferiram usar imagens de anjos e outros criaram suas próprias imagens. Uma aluna perguntou se podia usar uma figura de Iemanjá, eu não só aprovei, como gostei da idéia, entretanto a aluna desistiu por achar que poderia parecer uma ofensa aos colegas, que em sua maioria são católicos.
De todo modo o resultado foi bonito e creio que os alunos compreenderam  os principais elementos estilísticos relacionados ao barroco, tais como o uso exuberante de ornamentos e da talha de madeira dourada.


Assista ao vídeo e comente, sua opinião é importante para nós.



Para outra atividade relacionada ao Barroco no Brasil, clique aqui.

Um comentário: