terça-feira, 7 de setembro de 2010

Natureza-Morta

       Quando trabalhamos com as obras dos pintores holandeses propus duas atividades, uma delas foi criar uma natureza morta. Como muitos alunos alegam ter dificuldades para desenhar, pensei em realizar um trabalho mais voltado para a questão da composição do que propriamente para o desenho. Então fizemos um trabalho de recorte-colagem a partir de fichas fotocopiadas (xerox), nessas fichas os alunos poderiam escolher quantos e quais elementos iriam compor os seus trabalhos. O resultado foi bom, até porque aconteceram muitas trocas entre eles, no sentido de, por exemplo, como criar a ilusão de profundidade para uma mesa? É importante chamar atenção para o fato de que apesar de partirem dos mesmos elementos, as composições são bastante diferentes entre si. Além disso a atividade serve para reforçar a compreensão sobre esse gênero da pintura.

Amanda Pires (901)

Carlos André (901)

Thainá (902)


Joyce Lopes (902)

Para fazer o download das fichas de trabalho clique aquiaqui também!


As imagens que usei para criar as fichas de trabalho foram retiradas da Internet, você professor - caso prefira - poderá fazer o mesmo, criando a sua própria ficha de trabalho com as imagens que achar mais apropriadas.

2 comentários:

  1. Professor Anderson, obrigada pelo comentário em meu blog. Sei que preciso atualizá-lo com frequência,mas ando meio desorganizada na questão "tempo". Parabéns por suas propostas. É de professores assim comprometidos que precisamos. estou tentando seguir seu blog mas não consigo. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. meu mano muito bom kara
    bom trabalho ass
    jefferson

    ResponderExcluir