quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Mondrian 3D

T
rabalhar com arte abstrata nem sempre é algo fácil. A tendência da maioria dos alunos é considerar que “qualquer um pode fazer aquilo, até sua irmãzinha de três anos”. Sabemos que esse clichê não é verdadeiro, a questão do valor estético de uma obra de arte não está no grau de dificuldade técnica envolvido na sua realização, mas sim nas questões que o trabalho propõe, na forma como o artista reflete sua realidade sócio-histórica, no modo como essa obra faz avançar as fronteiras da própria arte etc.
Piet Mondrian é um artista singular, criou uma obra de grande rigor e economia formal, seu trabalho é ao mesmo tempo simples e complexo, místico e utópico.
Com o objetivo de aproximar os alunos da obra de Mondrian e de seu vocabulário formal, resolvi propor uma atividade que possibilitasse desenvolver os conceitos de bidimensionalidade e tridimensionalidade. Desse modo partimos das pinturas de Mondrian para a criação de objetos/caixas que levariam Mondrian para o espaço plástico tridimensional. Cada aluno criou sua própria caixa, todas juntas formaram um painel único que de certo modo mantém a dualidade vertical/horizontal tão explorada na pintura do mestre holandês. Vejam o vídeo, espero que gostem, pois foi muito divertido fazer. 

5 comentários:

  1. Leitão como sempre fazendo arte na educação. Adorei o blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada , mil vezes, por compartilhar com a gente tuas magníficas experiências.
    Continuo dando aula de história da arte e eles estão adorando!
    Pedi autorização para a diretora, para que eu os orientasse na pintura, pois haverá no final de ano uma exposição cultural e eu estou fervendo cheia de ideias...
    COMO É BOM AMAR O QUE SE FAZER!
    Beijos e um lindo fds...
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Que máximo chegar aqui e ver tanta luz, tanto aprendizado e posso me orgulhar de tê-lo conhecido mais um pouco para poder curtir este blog mais vezes. Adorei, voltarei sempre. Abraços, Nan

    ResponderExcluir
  4. esse trabalho ficou simplesmente incrível! já estou adaptando para uma prática abordando o cubismo de picasso.
    parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Mondrian em 3D é mais um trabalho simples, porém com toda a carga da originalidade e criatividade que só vejo em vc, Anderson. Quando eu crescer serei professora de Artes tão boa quanto vc!

    ResponderExcluir