terça-feira, 3 de maio de 2011

miniMUNDOS

Os alunos do 9º ano seguem estudando a arte brasileira, depois de tratarmos do período anterior ao descobrimento (pré-história e arte indígena), chegou o momento do descobrimento (?) do Brasil. Trabalhamos com uma imagem clássica do academicismo brasileiro, “A primeira Missa no Brasil” (1861) de Victor Meirelles. Mas eu propus aos meninos a seguinte questão: Se Cabral descobriu o Brasil, será que nós não poderíamos descobrir novos mundos também? Quem sabe mundos imaginários!  Então mostrei para eles o trabalho do artista francês Alexandre Duret-Lutz [Google Imagens]

Duret-Luzt desenvolveu um processo em que transforma fotos panorâmicas em imagens que lembram pequenos planetas. Usando câmeras digitais simples e programas de tratamento de imagens aliados a sistemas de algoritmos desenvolvidos por ele, surgem belas e intrigantes imagens, como o exemplo abaixo:
Minha proposta para os alunos foi que fizéssemos algo similar, eles iriam fotografar detalhes do ambiente da escola e depois iríamos modificar as imagens através de um programa de tratamento de imagem.

Embarcados nas caravelas da imaginação os meninos criaram imagens fantásticas. Confira o resultado clicando na imagem abaixo!


Utilizamos o editor de imagens online PIXLR, lá o procedimento é simples: 1 > Fazer o upload da foto escolhida. 2 > Aplicar o filtro coordenadas polares  3 > Salvas a foto no computador. Outros efeitos podem ser aplicados às fotos, depende da habilidade e vontade de inventar.

5 comentários:

  1. Muito interesante essa pesquisa com a fotografia que vocês estão realizando, quero acompanhar pra ver onde vão chegar ;) não consegui entrar no flickr para visualizar a obra do artista francês, pena.Bom restinho de semana.

    ResponderExcluir
  2. Olá Taísa, você tem razão para ter acesso ao Flirk é preciso ter uma conta lá. Para facilitar eu mudei o link para uma pesquisa de imagens no Google, assim você conseguirá visualizar exemplos do trabalho do francês.

    Abraços e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Arrasou Anderson. Você está fazendo um trabalho maravilhoso!!!
    Amei!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Moni! Carinho é sempre bom, eu e os meninos agradecemos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Prof. Anderson, parabéns pelo trabalho e parabéns aos seus alunos também!!! Muito bom!!!
    Abs!!!

    ResponderExcluir