domingo, 12 de junho de 2011

Arte no Período Colonial - Jesuítas e Guinard

Após falarmos um pouco da cultura visual portuguesa a partir da cerâmica e da porcelana, achei que era um bom momento para tratarmos da influência da arte religiosa no período colonial.

A chegada dos Jesuítas ao Brasil representou um momento importante, pois houve um primeiro passo no sentido de estabelecer um marco educacional na colônia e isso incluía as artes aplicadas como a talha de madeira e a imaginária religiosa.

Dei um pequeno texto para os alunos e li com eles esclarecendo alguns pontos (clique aqui para baixar o texto). Depois pedi que pesquisassem imagens de igrejas desse período na Internet, sabia que ia haver uma grande confusão entre arquitetura jesuítica, barroca, neoclássica etc. Mas isso não era importante para mim no momento, o meu objetivo era que eles entrassem em contato com imagens da arquitetura religiosa brasileira anterior ao século XX.

Em um segundo momento mostrei alguns exemplos de pinturas de Alberto da Veiga GUIGNARD (1896 — 1962), em especial as que tratam da paisagem mineira e suas igrejas.

Propus como atividade que criássemos um grande painel coletivo, a pintura do fundo seria feita com recortes de revistas e esponjas de aço. Depois de pintado o fundo os alunos desenharam várias igrejas e colamos sobre a cartolina. O painel ficou bem grande, do tamanho do quadro negro. O efeito da pintura feita com revistas lembra o de uma aquarela ou giz de cera. O mais legal foi perceber que ao tomarem contato com as imagens das igrejas os desenhos ficaram bastante ricos e longe dos esteriótipos que costumamos ver. 



Clique nas imagens para ampliar.
Deixe seu comentário e indique nosso blog para seus amigos :)

2 comentários:

  1. Achei o máximo, boa parte dessas atividades farei com meus alunos, obrigado pelas ideias.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jana, se tiver um blog, por favor inclua o nosso link e compartilhe com a gente o que fizer com seus alunos, caso não publique seus trabalhos em um blog, por favor, envie fotos.

    Abraços! :)

    ResponderExcluir