sábado, 6 de outubro de 2012

Victor Meirelles [ A Primeira Missa no Brasil ]


A chegado dos portugueses ao Brasil é um momento crucial de nossa constituição enquanto povo e nação. Victor Meirelles dará uma grande contribuição para a construção do nosso imaginário e da consolidação de um projeto de nação ao realizar “A Primeira Missa no Brasil”.


A pintura “Primeira Missa no Brasil”, considerada uma “obra-prima” da história da arte nacional, foi produzida em Paris, durante a longa viagem de estudos do artista (1853–1861) como bolsista da Imperial Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro. Humanista ligado ao Romantismo, grande pesquisador, observador atento, estudioso, dedicado, disciplinado e indiscutivelmente comprometido com seu tempo, foi o primeiro brasileiro a expor no Salão Oficial em Paris, em 1861, onde representou seu país com a pintura “Primeira Missa no Brasil”. [Teresinha Sueli Franz - Victor Meirelles e a Construção da Identidade Brasileira – Leia o texto completo na Revista Digital 18&20]

Após analisarmos a pintura de Meirelles e conversarmos um pouco sobre essa idéia de “descobrimento”, distribui para os alunos uma ficha onde só preservei o núcleo central da pintura, e apaguei os outros elementos, pedi aos alunos que pensassem e outros modos de abordar essa primeira missa, situado o acontecimento em outro tempo (futuro ou presente), em outro espaço ou lugar, que alterassem os personagens etc...







Os trabalhos ficaram interessantes, mas o mais importante mesmo foi colocar os meninos em contato com a obra do Meirelles.
---------------------------------------------------------------------------------------
Esse post é uma homenagem a Professora Cristina Pierre França, por seu entusiamo e alegria ao falar da arte brasileira do século XIX. 
---------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário