segunda-feira, 22 de abril de 2013

Elementos Visuais [ Formas Orgânicas / Figura X Fundo ]


Para desenvolver a percepção das relações de figura e fundo, propus uma atividade em duas etapas. Primeiro os alunos fizeram uma colagem sobre um quadrado de cartolina de aproximadamente 20 X 20 cm (8 x 8 inches) usando revistas velhas, os recortes deveriam remeter a formas orgânicas, evitando - claro! - o uso de formas geométricas. Depois de realizada essa etapa distribui um desenho com a forma de um pássaro que foi transferido para o verso da colagem e recortado deixando um espaço vazado.

Os trabalhos todos juntos no mural criaram um efeito plástico muito interessante, chamei os alunos para observarem e alguns disseram que era “quase uma pintura”. J








5 comentários:

  1. Anderson o vazado sobre a colagem criou um efeito muito legal e favoreceu mesmo a percepção entre figura e fundo!

    ResponderExcluir
  2. These are so cool- I love the use of organic shapes. The bird shapes are so stylish. Super original project!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you Miss, it's good to read positive comments like yours. :)

      Excluir
  3. já passou muita coisa bacana nesse mural aí, hein! não sei como é a questão de espaço pra expor na sua escola, mas penso ser difícil tirar um trabalho pra colocar outro em um curto espaço de tempo. parabéns!
    :@)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Goya meu caro amigo, não é moleza não! Além de realizar as atividades a gente precisa avaliar os trabalhos de cada aluno; tem a burocracia do diário, da nota... Mas eu vou fazendo, peço a ajuda dos alunos e sempre que posso mudo os trabalhos no mural, isso é muito importante porque os meninos se sentem valorizados. :)

      Excluir