sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Ensaio Fotográfio [ De Mãos Dadas ]

Ainda tendo a fotografia como referência e querendo expandir as experiências estéticas dos meninos, a minha proposta foi de que realizássemos um ensaio fotográfico, expliquei o conceito básico de um ensaio e apresentei o trabalho do artista brasileiro Michel Groisman.

O Michel é um artista que se vale de diferentes meios para a realização de seus trabalhos, mas que tem como base a questão do corpo. Mostrei uma série de trabalhos chamados “Porta das Mãos”, para mais informações visite a página do artista (em inglês)

>> Fotos




Reproduzimos as imagens disponíveis no site do artista apenas para fins didáticos (Todos os direitos reservados / Michel Groisman)

>> Vídeo


A ideia foi de fazermos um ensaio fotográfico onde as mãos dos alunos fossem o assunto principal, diferente da abordagem do Michel, onde os movimentos são feitos individualmente, propus que os alunos descobrissem novos modos de se cumprimentarem trabalhando em duplas, o objetivo era fazer com que eles percebessem novos movimentos para suas próprias mãos, que dialogassem com os colegas no sentido de encontrar uma “pose ideal” e ao mesmo tempo estreitar os laços de amizade entre todos.

As imagens se revelaram poderosas e plenas de significados simbólicos, algumas vezes delicados, outras fortes e até mesmo agressivas. Os meninos literalmente falaram com as mãos.

Turma 2001

Turma 2002

Turma 2003

Turma 2004



6 comentários:

  1. Você me inspira!!!!
    Obrigada por compartilhar de todo o teu saber!
    Sou tua fã n.1!

    ResponderExcluir
  2. Anderson - these are beautiful photos! I was unfamiliar with Michel Groisman's art until I read your post. Thanks for posting!

    ResponderExcluir
  3. Anderson, sinto falta das atualizações do teu blogue!
    Ele sempre me foi tão inspirador!
    Por onde andas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Ando super ocupado. Ainda tenho material do ano passado para publicar. E esse ano já estamos nos mexendo. Vou ver se consigo publicar alguma coisa até a próxima quarta-feira, em sua homenagem... hahahah... Bjs!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir