quarta-feira, 14 de abril de 2010

Todo dia era dia de índio!


T
odo mês de abril temos, quase compulsoriamente, que realizar algum trabalho voltado para a arte indígena. É mais do que correto que os primeiros habitantes do nosso país deram sua parcela de contribuição para a formação da identidade nacional. Entretanto esse caráter de “efeméride” é que é chato!

O planejamento desse ano para os alunos do 9º ano do fundamental teve como referência a arte brasileira, começamos estudando sobre a pré-história e logo já estávamos falando sobre a arte indígena. Esse aspecto cronológico não será uma camisa de força, pensamos em comparar, estabelecer relações e ir tecendo os fios que nos ajudarão a formar uma idéia básica sobre os processos que levaram ao que chamamos de arte-contemporânea brasileira. É bastante pretensioso, mas vamos ver o que conseguiremos até o final do ano.

Bem, mas voltando aos nossos índios... Depois de conversamos sobre o assunto e de vermos essa apresentação (clique aqui), fizemos colares usando contas feitas a partir de folhas de revistas, uma forma de reaproveitar material que vai para o lixo, mas mais do que isso, uma oportunidade de pensar questões estéticas, afinal de contas a vontade de "ficar bonito", de se enfeitar é algo próprio da natureza humana. Somos criaturas estéticas. Alguns alunos levantaram algumas questões: 
– O pessoal que usa alargadores de orelhas, é igual índio, né professor?!
– Os índios usavam piercing também?!
– Achei linda essa coisa de penas! (referindo-se a uma braçadeira)
– Como eles faziam tudo isso morando no mato?(sic) (demonstrando espanto diante de uma reprodução colar de contas)


2 comentários:

  1. Esse é o meu vizinho! Sempre foi Muito bom no que fez!!! Parabéns pelo blog, pelas aulas criativas!!!
    Michelle

    ResponderExcluir
  2. que vc esteja sempre caminhando com os estudos

    ResponderExcluir