domingo, 17 de outubro de 2010

Arte para Vestir


C
omo prometi no post anterior, aqui vai um pequeno relato da atividade que realizamos a partir da observação das obras de Hélio Oticicica [parangolés] e do fotógrafo sueco Carl Kleiner.

Kleiner tem uma série de fotos chamadas Ceremony, nessas fotos pessoas tem o rosto coberto por dobraduras, em algumas fotos é o espaço que é ocupado por esses origamis.

Pensamos em unir as duas idéias, a de HO que propõe uma pintura que só tem existência quando vestida e a de C. Kleiner que cria uma imagem de caráter fashion e que brinca com a geometrização do espaço.

Após observação e conversa sobre as obras dos dois artistas, dividi os alunos em grupos e propus que eles criassem origamis que pudessem funcionar como uma espécie de roupa ou camuflagem. A turma 2002 trabalhou como um único grupo, eles fizeram dezenas de barquinhos e praticamente cobriram um colega com essas dobraduras, no final colocaram alguns barcos aos pés do modelo e batizaram o trabalho de “o navegante”, foi uma experiência bastante forte e gostei especialmente do resultado das fotografias, que em sua maioria foram feitas pela garotada.  Podemos notar de modo bem explicito a influência do universo pop na cultura visual dos alunos. Alguns trabalhos lembram guerreiros espaciais, outros lembram divas pop como Lady Gaga, há ainda um certo clima vídeo game nas propostas.

2 comentários:

  1. OLÁ PROFESSOR ANDERSON; AQUI QUEM ESCREVE É PROFESSOR TIAGO ORTAET... ACHEI BEM INTERESSANTE SUAS AÇÕES EMBASADAS NO OITICICA...
    INCLUSIVE ME IDENTIFIQUEI, POIS DESENVOLVO HÁ 3 ANOS UMA SEMANA DE MODA NA MINHA ESCOLA CHAMADA DE "CONTINENTAL FASHION WEEK - CFW" OS ESTUDANTES SE ENVOLVEM MUITO E JÁ ESTAMOS PRODUZINDO ROUPAS COM A CRIATIVIDADES INUSITADAS DELES...

    DE REPENTE PODERIAMOS FAZER UM INTERCÂMBIO, O QUE ACHA?

    VISITE NOSSO BLOG-ARTE
    www.continentalcultural.blogspot.com

    Grande Abraço e PARABENS!!!
    tiagoortaet@yahoo.com.br
    www.tiagoortaet.com.br

    ResponderExcluir
  2. GENIALLLLLLLLLLLLLLLLLLL!!!!!
    EU ADORO PASSEAR POR AQUI, VOCÊ É UMA GRANDE FONTE DE INSPIRAÇÃO!!!!
    PEQUEI DEMAIS ESSE ANO COM MEUS PEQUENOS, POIS ELES ESTAVAM COM UMA GRANDE DEFASAGEM EM PORTUGUES E MATEMATICA, E ACABEI NAO DANDO A IMPORTANCIA DEVIDA AOS OUTROS CONTEUDOS. MAS, COMO ACREDITO, NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR... E MESMO QUE SEJA NO FINAL DO ANO, ESTOU TRABALHANDO A ARTE COMO ELA MERECE SER TRABALHADA. CULPO-ME MAS NEM TANTO, POIS FOI MEU PRIMEIRO ANO LECIONANDO, E SEI QUE ANO QUE VEM, SERÁ MUITO MELHOR!!!!
    MIL VEZES OBRIGADA POR COMPARTILHAR COM TANTO AMOR AS SUAS EXPERIÊNCIAS, FICO FASCINADA!
    UM BEIJO,
    LU

    ResponderExcluir