segunda-feira, 28 de março de 2011

Carinhas

Uma das grandes dificuldades que enfrento ao falar sobre pré-história é que a garotada não consegue compreender como as pinturas “mais bem feitas”, ou seja, com características mais realistas / naturalistas sejam mais antigas que as imagens do neolítico, marcadas por forte tendência a simplificação e geometrização. Para eles seria natural que pinturas e desenhos mais “mal feitos” fossem criados antes dos mais “bem feitos” , como numa sequência natural de aprendizagem, onde partimos de imagens mais simples e toscas até alcançarmos maior domínio do traço e da representação.

Entretanto essa lógica não funciona nesse caso, pois o que temos no período Paleolítico são pinturas representando animais de modo bastante realista e, posteriormente, já no Neolítico ocorre um processo de simplificação que acabará, mais tarde, por resultar na criação dos primeiros sistemas de escrita.

Pensando nisso elaborei uma atividade em que ao invés de tentarmos representar de modo naturalista a o rosto de uma pessoa, pensássemos em como fazer essa representação usando o mínimo possível de elementos, simplificando formas e traços. Além de ajudar a compreender um pouco melhor essa questão da pintura rupestre a atividade rendeu trabalhos bonitos e muito bem resolvido plasticamente. Acompanhe o vídeo a seguir e deixe seu comentário!



Clique aqui e veja o que já publicamos sobre Arte na Pré-História.

Um comentário:

  1. Te acho fantástico. Você me inspira quando tenho que dar aula sobre arte, sempre dou um pulo aqui para bisolhar...
    Obrigada ,mil vezes, por compartilhar teu trabalho único!
    Beijos,
    Lu

    ResponderExcluir