quarta-feira, 6 de abril de 2011

Arte Indígena Brasileira - Pintura Corporal

Os alunos do 9º ano continuam suas descobertas sobre a arte brasileira, nosso percurso é mais ou menos linear; primeiro investigamos a pré-história brasileira, com especial destaque para as pinturas rupestres encontradas no Piauí. Agora estamos discutindo a arte indígena em suas diversas manifestações (arte plumária, cerâmica, objetos e adornos, cestaria etc). Para começar, analisamos as pinturas corporais a partir de algumas imagens que conseguimos na Internet. Achei importante destacar que os padrões utilizados são diferentes entre as tribos e ao mesmo tempo também caracterizam os indivíduos quanto ao seu papel no interior da comunidade. Por exemplo, homens, mulheres e crianças “usam” pinturas diferentes.

Como atividade propus que os alunos se dividissem em duplas e criassem pinturas um no braço do outro. Pedi que fizessem as pinturas a partir do que tínhamos observado. Foi bom ver que a maioria usou padrões geométricos e lineares, se aproximando bastante dos elementos usados pelos índios, outros alunos criaram formas que dialogam com a estética africana. Poderemos retomar esses trabalhos mais adiante e discutir as semelhanças e diferenças entre a arte africana e indígena brasileira.

Na atividade usamos tinta guache. É importante perguntar aos alunos se alguém é alérgico antes de aplicar a tinta sobre a pele. Mesmo sendo uma tinta a base de água pode haver algum tipo de reação. Também recomendo que o braço seja lavado logo em seguida, para que a tinta não permaneça muito tempo em contato com a pele.

Vejam o vídeo, espero que gostem do resultado. Eu fiquei bem feliz!



Sugestão de vídeo com pinturas corporais dos índios da tribo Asurini do Xingu.

Veja aqui um PowerPoint que usamos na aula.

Outras atividades do nosso blog relacionadas à arte indígena.

7 comentários:

  1. Opa!!!! Eu vou usar isso com os meus !!! Adorei

    ResponderExcluir
  2. Lu não deixa de contar pra gente como foi hein!

    ResponderExcluir
  3. Ah, daqui a pouco vou montar o vídeo.
    Claro que não ficou espetacular como o teu..rs Mas eles adoraram, antes dei uma introdução da arte indígenas para eles.
    No início ficaram meio acanhados, mas depois eles incorporaram de tal maneira quando vejo até o rosto estava pintado. Foi muito legal. Depois eu vou terminar e posto aqui... Você é sempre minha inspiração para as minhas aulas. Te admiro muito, de coração!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  4. Puxa, ótimo trabalho e site maravilhoso! Parabéns, professor! Peguei algumas ideias, faremos projeto interdisciplinar na escola onde leciono. Estou engatinhando ainda, mas "quando crescer quero se igual a você." Rsrsrs. Professor Pedro, Sala de Leitura da EMEF Paulo Freire, comunidade de Paraisópolis, São Paulo. Site: http://www.slpaulofreire.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá Pedro! Obrigado pelo comentário, tenho certeza que você faz um excelente trabalho com os seus alunos. Obrigado pela visita, é muito bom poder compartilhar nossas experiências com os colegas.

    Abraços,
    Anderson

    ResponderExcluir
  6. Belo trabalho com os alunos! A temática indígena é fascinante! Há um leque amplo de possibilidades para se trabalhar em sala de aula. Pintura, artesanato, escultura. Adorei o blog e seu trabalho! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela visita e pelos comentários positivos Francisco. Temos um grupo de discussão no Facebook com o mesmo título do blog, Sala de Arte, basta pesquisar no próprio Facebook que encontrará. Será um prazer se você e os demais se juntarem a nós. Abraços!

    ResponderExcluir