segunda-feira, 11 de abril de 2011

Círculo das Cores

Os alunos do Ensino Médio estão trabalhando com os primeiros movimentos da Arte Moderna, pesquisamos sobre a invenção da fotografia e procuramos compreender como esse novo modo de registrar a realidade influenciou os rumos da pintura e da arte a partir da segunda metade do século XIX. Um dos movimentos artísticos que colocou em marcha essa transformação da Arte foi o Impressionismo.

Para compreender o Impressionismo penso que é preciso ter um conhecimento mínimo sobre a cor, por isso realizamos algumas atividades relacionadas a esse tema. Fizemos o círculo cromático [veja essa atividade em nossos arquivos] e posteriormente uma colagem usando páginas de revistas. A intenção era fazer com que os alunos percebessem que uma mesma cor pode ter uma enorme gama de tonalidades.

A atividade é simples, os alunos recortam partes coloridas de revistas e colam em um círculo de cartolina branca, dividindo esse círculo de acordo com algum critério, por exemplo, cores primárias, cores complementares, cores frias etc. Para não transformar essa atividade em algo vazio de sentido, usamos os círculos para fazer um painel onde as colagens se transformaram em flores.

Vejam as fotos e deixem um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário