Uma das funções da aula de artes, ao menos para mim, é possibilitar um espaço de expressão para o aluno. Importante não confundir com um espaço de “livre expressão”, pois cairíamos num “laissez faire”, num fazer pelo fazer sem propósito. A expressão ou a possibilidade de se expressão através da criação de algo deve ser revestida de reflexão sobre o processo do fazer, para assim, transformar essa ação em conhecimento.
Porque escrevi o parágrafo anterior? Para chamar atenção para o fato de que a arte é uma linguagem e sua “gramática e sintaxes” precisam ser compreendidas, mesmo que em seus rudimentos, para que se possa tanto apreciá-la como produzi-la. Por isso acho importante tratar de questões básicas, como os elementos formativos das imagens, os chamados elementos visuais.
Eu tento fugir dos exercícios e atividades clichês de “pontinhos” travestidos de “pontilhismo”, nem sempre tenho êxito, mas sigo tentando. A atividade abaixo foi um exercício duplo, numa primeira etapa os alunos criaram um padrão com recortes, usando uma só forma geométrica e uma única cor. Depois essa colagem torna-se o fundo para uma figura que é desenhada sobre o padrão geométrico, recortada e depois finalizada colando-se outra folha sob a primeira. É uma operação complexa que leva os alunos a refletirem sobre formas geométricas e orgânicas e mais especificamente sobre a questão da figura e do fundo.
Você é minha verdadeira licenciatura em artes! :D
ResponderExcluirNão tenho palavras para agradecer o conhecimento que você me transmite! Muito obrigada!!!!
Beijocas,
Lu
Obrigado Lu! Ficamos felizes de ver o resultado do trabalho dos seus meninos, mais ainda com a homenagem em seu blog. Grande abraço! :)
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