sábado, 5 de novembro de 2011

MINIMALISMO


O Minimalismo, movimento artístico surgido nos Estados Unidos no inicio da década de 60 do século passado, foi objeto de estudo dos alunos das turmas do Ensino Médio. Levei um pequeno texto onde resumi as principais características da Minimal Art. Também preparei uma apresentação em PowerPoint com obras de Frank Stella, Dan Flavin, Sol Lewitt e RobertSmithson. Além de reproduções das obras desses quatro artistas também inclui um vídeo com a preparação de uma retrospectiva da obra de Sol Lewitt, pois com o vídeo ficou mais fácil compreender as questões de escala (geralmente muito grande) das obras.







Depois disso, criamos uma pintura coletivamente onde aplicamos as principais características do Minimalismo (simplicidade, uso de uma paleta de cores reduzida, repetição de módulos geométricos, fronteira entre o bi e tridimensional etc). O trabalho formalmente é muito simples, pois usamos apenas folhas de papel A4, cortadas e coladas de modo a formar uma pirâmide. Os módulos foram combinados e fixados na parede com fita adesiva dupla face. O resultado ficou muito mais bacana do que eu esperava, criando um bonito diálogo com as linhas arquitetônicas do prédio desenhado por Niemeyer.

Se você é professor de arte e está visitando esse blog, já trabalhou com esse movimento artístico e tem alguma dica pra deixar para a gente, por favor, use a caixa de comentário e deixe o link ou sugestão.

6 comentários:

  1. As cores e as formas nessa disposição resultaram numa profundidade muito interessante.
    Vendo daqui eu penso que posso pegar os cubos.
    Muito bom!
    ----
    http://jacifoiodiscovoador.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Jacilene!

    Obrigado pelo comentário. Realmente o trabalho tem esse fator tridimensional, mudando de acordo com o ponto de vista do observador, essa interseção entre pintura x escultura foi bastante explorada pelos artistas minimalistas.

    Abraços! :)

    ResponderExcluir
  3. nOSSA, Amei as novidades que encontrei por aki. Parabens a todos. E valew pelas dicas.
    Já vou fazer propaganda no meu blog tbm, façam uma visitinha tbm.

    Abraços, Priscila

    ResponderExcluir
  4. Oi. Adorei este trabalho!!! O resultado ficou muito interessante. Em uma de minha aulas, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental II, utilizei rolinhos de papel higiênico coloridos para criar obras semelhantes. O resultado também ficou bem interessante e os alunos adoraram!!! Abraços e boa sorte em 2012!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo comentário Natália! Usar os rolinhos pode ser uma ótima ideia também. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Amo seu trabalho e como sou professora aprendiz sempre tomo seus trabalhos como referência Obrigado pelo seu blog

    ResponderExcluir