terça-feira, 5 de junho de 2012

Desenhando Árvores


Uma das maiores dificuldades que enfrento com meus alunos é a questão dos desenhos estereotipados. Muitas crianças, depois de serem expostas a anos de modelos de desenho, simplesmente não tem mais confiança para criar os seus próprios. Para tentar criar um clima de maior liberdade, lancei o seguinte desafio para os alunos: De quantos modos diferentes podemos desenhar uma árvore? Pedi que cada um desenhasse uma árvore, mas que tentasse fugir daquela “árvore padrão com maçãs”.


Um pouco relutantes no inicio, mas mais confiantes à medida que observavam as produções dos colegas, foram surgindo árvores bem pouco comuns: com copas triangulares e padrões geométricos, árvores com folhas em forma de corações vermelhos, uma árvore com a copa em forma de planeta Terra (essa bastante triste), árvores feitas com recortes de revistas, árvores secas... Enfim, uma diversidade bastante grande. Espero que essa tenha sido a senha para que eles acreditem que podem ousar.




 Exibimos as imagens das árvores no mural, como forma de lembrar o Dia Internacional do Meio Ambiente. Usamos muito papel, mas uma aluna nos lembrou que é preciso reciclar, fica a dica.


Recomendo aos professores a leitura do artigo Desenhos estereotipados: um mal necessário ou é necessário acabarcom este mal?
Da Profa. Dra. Maria Letícia Rauen.  

3 comentários:

  1. Haaa que bacana! Trabalhei com a obra o bananal de lasar segall.

    ResponderExcluir
  2. Anderson, sou apaixonada por árvores e este trabalho seu é lindo. Quanta riqueza de representações, tal qual na própria natureza existe! Parabéns! Eliane Mattozo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane obrigado pelo comentário, você sempre tão generosa comigo. :)

      Excluir