quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Op Art [ Estrela ]



O termo op art é uma abreviação da expressão em inglês optical art e significa "arte ótica" - uma forma de arte que explora determinados fenômenos óticos com a finalidade de criar obras que pareçam vibrar ou cintilar. Contudo, diferentemente da arte cinética, a obra efetivamente não se movimenta e, por vezes, é o observador quem deve se deslocar, ou movimentar os olhos, para ter essa impressão sobre a obra, nascida da ilusão de ótica.

Os artistas do movimento op art defendiam a idéia de que a arte deveria ter "menos expressão e mais visualização". Ainda segundo eles, apesar do rigor com que é construída, a obra simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo. [Ver texto completo aqui]  

Como uma das atividades que fizemos sobre esse movimento artístico, resolvemos fazer algo tridimensional,  a partir de uma ficha impressa [faça o download aqui] fizemos a Stella Octangula [uma estrela de oito pontas]. Para criar esse pequeno objeto são necessários 5 tetraedros que acoplados criam a ilusão de que há dois tetraedros entrelaçados.








Pedi aos alunos que criassem um padrão linear ou geométrico e que esse padrão fosse desenhado nos triângulos e depois coloridos. É importante pedir aos alunos que tentem imaginar o resultado da “estampa” quando o objeto estiver terminado.   

6 comentários:

  1. Excellent project, I really like the 3D application :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you Elizabeth for your comment, we really liked to know what the people think about our activities.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado Lu! Seria um prazer ter você junto com a gente. Bjs!

      Excluir
  3. So cool- I've seen this done on cubes before but never on these star shapes- thanks for the PDF template!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Miss, if you do this with your students, please send us a link.

      Excluir