sexta-feira, 16 de agosto de 2013

CIANOTIPIA [ A LUZ QUE DESENHA IMAGENS ]


Com meus alunos do Ensino Médio desenvolvo meu curso pensando basicamente em arte moderna e contemporânea, em função disso creio ser importante que eles compreendam o impacto que a invenção da fotografia teve sobre os processos artísticos. Por isso mesmo, sempre desenvolvo atividades que permitam aos alunos compreenderem os rudimentos do processo fotográfico.

Este ano resolvi fazer Cianotipias, pesquisei e li tudo que pude sobre o assunto. Uma referência importante foi o blog “Alternativa Fotográfica. Consegui muita informação e também comprei com o autor do blog, o Fabio Giorgi, uma pequena quantidade dos químicos necessários para sensibilizar o papel. Entretanto o processo de sensibilização requer um quarto escuro e isso foi um problema, pois não teria o espaço necessário na escola. Então a opção foi conseguir o papel já sensibilizado, entretanto esse tipo de papel não é vendido no Brasil, com a vontade de fazer o trabalho aumentando, não me restou alternativa senão comprar o papel na Amazon. No final do texto veja o link para o papel que utilizei.

Mas afinal de contas o que é uma cianotipia?

“A cianotipia foi um dos primeiros processos de impressão fotográfica em papel. Foi descoberta por Sir John Herschel, notável cientista, cuja atividade principal era a astronomia, tendo feito diversos achados neste campo.

A cianotipia tem este nome porque as imagens assim produzidas apresentam-se em azul. Isto acontece pelo fato de se basear em sais de ferro e não prata. Também é conhecida como ferroprussiato ou "Blueprint".

Não é um processo para produzir negativos, mas cópias em papel. A cópia é obtida por contato, quando o papel sensibilizado e exposto à luz do sol. Após o tempo de exposição, a folha de papel é lavada em água corrente por alguns minutos e, ao secar, a imagem adquire tons azuis bem saturados.” (Texto adaptado)


Expliquei todo o processo para os alunos, para que pudessem ter alguma autonomia durante a realização do trabalho. Os resultados falam por si só. Vejam as imagens. :D

>> Coletando e organizando os materiais <<






>> Expondo ao Sol <<




>> Revelando / Lavando <<



>> Secando <<

>> No mural <<



>> Alguns trabalhos finalizados <<





Além de trabalhar a questão da fotografia essa atividade colabora para a compreensão de outros conceitos, como composição, por exemplo.

Onde eu comprei os papéis? Clique aqui. 
Existem outras marcas e medidas diferentes, também é possível comprar tecido sensibilizado.


4 comentários:

  1. Você deveria escrever um livro com suas experiências!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pensando nisso, só falta conseguir um pouco mais de tempo. ;)

      Excluir
  2. Anderson, eu tenho um quarto escuro aonde poderia sensibilizar os papeis, mas aonde eu consigo comprar os químicos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos! Eu tive muita dificuldade para conseguir os químicos. Comprei uma pequena quantidade com o Fabio Giorgi do blog Alternativa Fotográfica [ http://alternativafotografica.wordpress.com/ ] Entre lá e deixe uma mensagem para ele, acho que você tem boas chances de conseguir os produtos com ela. Boa sorte. Abraços.

      Excluir