terça-feira, 27 de abril de 2010

Pintura Sobre Papelão

Dando continuidade ao trabalho que iniciamos, abordando a questão da imagem fotográfica e suas implicações sobre os caminhos da pintura a partir do século XIX. 

Para relembrar:

1º - Retomamos um trabalho iniciado em 2008 em que a culminância foi um ensaio fotográfico cujo tema era a escola e seu cotidiano (saiba mais clicando aqui);

2º - Trabalhamos a questão da contextualização da fotografia e seus modos de produção (leia mais clicando aqui).

3º - Em seguida fizemos um trabalho de sensibilização estética, onde os alunos produziram pequenos livros com recortes de fotos que eles consideraram como “boas fotos”. Procurei levar os alunos a uma reflexão sobre questões como luz, enquadramento, cor, textura, foco, etc.  Para mais detalhes clique aqui.

4º - Refizemos a proposta de ensaio fotográfico, agora os alunos divididos em grupos, tiveram que trabalhar a partir de três temas: a família, o bairro e o trabalho. Vamos publicar em breve algumas imagens fruto dessa atividade.

5º - Estamos explorando as possibilidades entre a fotografia e a pintura. O trabalho apresentado agora consiste em selecionar uma fotografia (jornal / revista), “copiar” a foto usando papel vegetal, transferir o desenho para o papelão e pintar, usando primeiro uma base branca, depois uma primária como fundo e depois o preto para a figura, o trabalho é finalizado com uma camada de cola branca. A idéia central é trabalhar as relações de espaço e figura / fundo, o uso das primárias foi uma decisão minha, para criar unidade entre os trabalhos.

Os resultados bastante originais podem ser relacionados a diferentes correntes estéticas, do expressionismo, a pop art, e até mesmo ao minimalismo. Essas tangências serão exploradas adiante.

Espero que gostem!

5 comentários:

  1. Olá Anderson,
    Entrar em seu espaço de informação é aprender, é revigorar as energias Pedagógicas, enfim, é muito bom ver o que você faz com amor e qualidade.
    ps: pontilhismo com tampinhas já apliquei na escola e o papelão como suporte é uma das lições que o Universo Escolar precisa habituar-se: "O reaproveitamento".
    Muita harmonia e saúde,
    Um abraço,
    Robson Martins

    ResponderExcluir
  2. A idéia da cor primária de fundo foi bacana,lembra muito as HQs.Sin City!!A cola tem a intenção de impermeabilizar?

    ResponderExcluir
  3. Foi uma honra ter sido aluno do Andersom!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Lucas a honra é minha, tê-los por aqui. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Que manero o meu trabalho
    tbm ta ai !
    o Blog ta manero Anderson!
    abraÇo

    ResponderExcluir