sexta-feira, 8 de junho de 2012

Fotografia [ Na Sala de Aula ]

Quando começo a falar de História da Arte com meus alunos do Ensino Médio, antes de abordar qualquer movimento artístico, prefiro falar de fotografia e de como o nascimento dessa tecnologia no século XIX causou um grande impacto na arte. 

Acho melhor começar pela fotografia porque é um meio com o qual os meninos têm grande familiaridade, pois os celulares com câmeras estão por toda parte (proibidos ou não); as câmeras digitais estão muito mais acessíveis e quase todos tem uma; porque grande parte deles tem intimidade com programas de tratamento de imagem (PhotoShop, PhotoFiltre, Piknic, PhotoScape etc); porque a maioria participa de redes sociais na Internet e publicam muitas fotos. Então é um começo que desperta o interesse e gera boas discussões. 

Nos últimos anos tenho proposto diferentes exercícios, geralmente ensaios fotográficos, por exemplo, fotografar os espaços da escola (veja aqui). Esse ano visitei uma página no Tumblr [ Things Organized Neatly ] adorei a ideia de organizar coisa com o objetivo de fotografá-las. Mostrei algumas imagens desse site e pedi que os alunos organizassem coleções de objetos que estivessem disponíveis na sala de aula ou na escola. Usamos alguns recursos como o ajuste de macro das câmeras, pedi especial atenção com a luz e usamos cartolinas para criar os fundos. Mesmo com poucos recursos técnicos a qualidade das imagens e das composições me surpreendeu, prova de que há uma intimidade grande dos adolescentes com a linguagem fotográfica.

Vejam as fotos e comentem! 














12 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu Taísa! Você já é nossa parceira de aventuras criativas. Abraços.

      Excluir
  2. Muito legal, Anderson! Estão de parabéns! ^^

    ResponderExcluir
  3. Olá Anderson,
    Perfeita provocação: tudo que está em nosso redor possuem forma, cor, textura e vocação para tudo que a imaginação quiser.
    Parabéns aos artistas.
    Um abraço,
    Robson.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Robson, seus comentários por aqui nos deixam felizes! Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostei muito do seu blog, ele é riquíssimo e nos auxilia a trabalhar com essa disciplina tão carente de material e orientação didática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, você tem toda razão, nossa disciplina é muito pouco valorizada e por isso mesmo, não há quase nada disponível que facilite nossa atividade nas escolas. Abraços.

      Excluir
  6. Sou seguidora deste blog. Seus trabalhos são sensacionais. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Andréia por nos seguir e pelas palavras de incentivo. Abraços!

      Excluir
  7. Parabéns pelo seu trabalho. Toda vez passo por aqui recebo uma injeção de motivação e ideias. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Grazi, ficamos felizes em sabe que colaboramos de algum modo. Abraços!

      Excluir