>> ARTE-EDUCAÇÃO <<
Espaço criado para documentar o trabalho pelo professor Anderson Leitão e seus alunos. Atualmente nas escolas: CIEP 330 - Maria da Gloria Correa Lemos (Duque de Caxias), EM Dulce Trindade Braga (Duque de Caxias) e CEC - Piabetá.
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Experimentamos produzir tintas a partir de pigmentos que encontramos em casa, tais como: canela em pó, curry e colorau, também levei para turma um pouco de óxido de ferro, um pigmento usado na cerâmica. Misturamos tudo com água e cola.
Os aluno pintaram formas geométricas ou figurativas, depois de secas, recortamos e montamos um grande painel.
Em 2008 tivemos uma “explosão” no número de celulares com câmeras nas salas de aula do Mané Garrincha. A popularização das redes sociais, especialmente o Orkut, gerou uma demanda enorme por registros fotográficos do cotidiano dos adolescentes, o barateamento das câmeras digitais também entrou em cena, e eu me vi diante de alunos que interrompiam suas atividades no meio das aulas para fotografar. Ouvi relatos de professores desesperados, mas procurei entender o que estava acontecendo e transformar o problema e algo produtivo para as minhas aulas.
Trabalhei com os alunos os conceitos básicos da fotografia (a partir de um DVD produzido por uma empresa de material fotográfico), analisamos muitas fotografias de arte, publicidade e jornalísticas. Procurei chamar a atenção dos alunos para aspectos formais (enquadramento, luz, cor, composição, etc) e finalmente resolvi propor uma atividade em grupo em que eles deveriam realizar um ensaio fotográfico tendo por objeto a escola e seu cotidiano. Os alunos poderiam usar suas câmeras digitais e/ou celulares com câmeras.
O resultado foi uma montanha de imagens, quase 1.500 fotografias feitas em dois dias por 4 turmas, duas de 9º ano e duas do 2º ano do Ensino Médio.
Tivemos alguns problemas. Por exemplo, alunos que não tinha o cabo do celular pra transferir as fotos, outros tinham o tal cabo, mas falta um programa de instalação. Tivemos até uma pequena discussão (eu e um aluno), pois ele queria transferir as fotos para meu notebook usando a “porta” de infravermelho do celular dele; eu argumentava que meu computador não tinha essa ferramenta, depois de muita conversa ele aproximou o telefone do computador e disse: - Está vendo professor, seu computador tem infravermelho sim!
Depois todas as fotos foram agrupadas nas pastas das equipes, visualizamos todas as fotos usando um DataShow e íamos decidindo coletivamente quais as melhores.
Depois de dois anos resolvi retomar essa experiência. Produzi esse material (o vídeo), agrupando algumas fotos por tema (o prédio, os alunos, as pessoas etc), estou trabalhando a questão da fotografia e sua influência na arte do século XX com meus alunos do Ensino Médio e agora eles têm a tarefa de realizar um ensaio fotográfico também. Dessa vez os registros serão extramuro, eles vão documentar o trabalho, o ambiente e as famílias dos locais onde moram, cada turma tem uma missão... Vamos aguardar pelos resultados.
Esse vídeo utiliza um programa de computador que gera esse efeito de transição (morfh ) entre uma imagem e outra. Muito interessante como se pode observar as mudanças na forma de representação ao longo do tempo através da pintura de retratos de mulheres. Apreciem sem moderação!
segunda-feira, 22 de março de 2010
Colagens feitas pelos alunos do CIEP 441 - Mané Garrincha inspiradas na obra do pintor Gustav Klimt. Durante a realização do trabalho discutimos temas como beleza, o decorativo na arte, abstração x figuração, design e publicidade. Além de reproduções das obras de Klimt também utilizamos o vídeo Dove Evolution para criar uma discussão sobre os padrões de beleza ditados pela publicidade e a moda.
Cada aluno deverá selecionar fotos de jornais e revistas, o critério da seleção deverá ser estético, ou seja, a foto precisa ter qualidades como enquadramento, luz, cor, etc. Cada aluno irá formar um pequeno álbum com a sua seleção. As fotos devem ser retiradas de jornais ou revistas.
Os álbuns criados pelos alunos serão expostos posteriormente para a comunidade escolar.
O objetivo desse trabalho é sensibilizar os alunos para a questão da fotografia como forma de expressão artística, chamar atenção para o fato de que uma foto jornalística pode ultrapassar a mera intenção documental.
Temos uma apresentação em PowerPoint sobre o assunto, para ver ou baixar clique aqui.
Quando trabalho com adultos e adolescentes frequentemente ouço: “... Mas professor eu não sei desenhar!”. Uma das estratégias que tenho usado para vencer esse bloqueio é utilizar diferentes materiais para que os alunos desenhem. Um desses materiais são as tampinhas de garrafas PET. Os alunos montam pequenos mosaicos usando as tampinhas plásticas. Normalmente associo essa atividade ao estudo dos elementos visuais e trato as tampinhas como “pontos gráficos”. Uma boa oportunidade para observar os pintores divisionistas / pontilhistas do final do século XIX.
Iniciaremos nosso curso abordando o Realismo, movimento artístico da segunda metade do século XIX. A invenção da fotografia terá forte influência sobre a pintura e todas as demais formas de arte, por isso é importante que você conheça um pouco da história dessa poderosa invenção.
Espero que esse espaço sirva como uma forma de interação e continuidade do trabalho que iremos desenvolver este ano.
Para iniciar estou disponibilizando o planejamento do curso que preparamos. Leia com atenção, comente e dê sugestões. Ainda temos tempo para fazer mudanças e ajustes.