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rabalhar com arte abstrata nem sempre é algo fácil. A tendência da maioria dos alunos é considerar que “qualquer um pode fazer aquilo, até sua irmãzinha de três anos”. Sabemos que esse clichê não é verdadeiro, a questão do valor estético de uma obra de arte não está no grau de dificuldade técnica envolvido na sua realização, mas sim nas questões que o trabalho propõe, na forma como o artista reflete sua realidade sócio-histórica, no modo como essa obra faz avançar as fronteiras da própria arte etc.
Piet Mondrian é um artista singular, criou uma obra de grande rigor e economia formal, seu trabalho é ao mesmo tempo simples e complexo, místico e utópico.
Com o objetivo de aproximar os alunos da obra de Mondrian e de seu vocabulário formal, resolvi propor uma atividade que possibilitasse desenvolver os conceitos de bidimensionalidade e tridimensionalidade. Desse modo partimos das pinturas de Mondrian para a criação de objetos/caixas que levariam Mondrian para o espaço plástico tridimensional. Cada aluno criou sua própria caixa, todas juntas formaram um painel único que de certo modo mantém a dualidade vertical/horizontal tão explorada na pintura do mestre holandês. Vejam o vídeo, espero que gostem, pois foi muito divertido fazer.