No dia 19 de novembro realizamos uma atividade coletiva com as turmas do Ensino Médio, a idéia era que eles criassem uma espécie de penetrável, levando a diante o trabalho que desenvolvemos baseado na obra de Hélio Oiticica. Os alunos já estavam familiarizados com as idéias centrais da obra de HO, então não houve muito problema quanto à compreensão da proposta. Por outro lado enfrentamos alguns desafios, o primeiro foi com relação ao espaço, na noite anterior choveu muito e a quadra a céu aberto ficou alagada, como não tínhamos outra data para fazer o trabalho tivemos que enfrentar a “piscina”. Outro aspecto que não tínhamos levado em consideração foi o vento constante no local. Além disso, é importante destacar a escala gigantesca do trabalho, coisa incomum na escola.
Mesmo com essas dificuldades os alunos se saíram muito bem, contornaram os problemas encontrando soluções criativas e incorporando o que poderia se negativo - o vento e a lama - a própria natureza do trabalho. Eu tive alguma dificuldade para coordenar tanta gente trabalhando ao mesmo tempo, e notei que alguns alunos assumiram a liderança do trabalho enquanto outros pouco contribuíram, o que é mais ou menos normal quando trabalhamos com grupos muito grandes. Por outro lado deu para perceber que foi um momento rico do ponto de vista da experiência estética, algo difícil de avaliar, mas que pude observar vendo e ouvindo os comentários, coisas como: – Nossa isso tá tão bonito, colorido assim! Ou – Professor é como andar dentro da pintura, né?!
Nós não tínhamos um título para esse trabalho, até que um aluno da turma 903 – o Luciano – passou e gritou: - Professor, o que é isso? Uma favela no ar? Bingo! Achamos nosso título, obrigado Luciano pelo olhar sensível e inteligência poética.
Vejam o vídeo, espero que gostem.
PS.: Ficar por mais de 4 horas exposto ao sol e ter esquecido o filtro solar me rendeu uma aparência de camarão frito!