sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Jackson Pollock [Dentro da Caixa]


Ainda tratando da questão da abstração, realizamos uma atividade relacionada à obra do artista americano Jackson Pollock.

Um dos iniciadores do movimento expressionista abstrato, com seu estilo caracterizado por grandes pinceladas aleatórias. Com a técnica do "dripping" (gotejamento), estabeleceu as bases do que ficou conhecido como pintura de ação ou "action painting". As obras de Pollock caracterizam-se por redes de linhas coloridas entrelaçadas que, pela transparência, desviam a atenção para o fundo do quadro. Seu trabalho exerce grande influência sobre seus contemporâneos norte-americanos e europeus. [texto completo aqui]

Os trabalhos de Pollock em sua maioria são de grandes dimensões e o artista se movimentava em torno dessas grandes telas colocadas no chão. Esse embate entre o corpo do artista e a pintura é a base para o que se convencionou chamar de pintura de ação.

Na atividade que propus aos alunos, fizemos o caminho inverso. Ao invés de grandes dimensões, o formato A4, ao invés de movimentação, contenção e concentração no uso da tinta e dos pincéis dentro do espaço limitado de uma caixa de papelão.







Mesmo agindo dentro da caixa, acho que “pensamos fora da caixa”!

Aqui tem um pequeno vídeo onde registramos a atividade. 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Op Art [Trançado]


Uma outra forma que encontramos para falar da Op Art foi fazendo um trabalho de “trançado ou weaving”. Nesse caso usamos tiras de papel para criar a ilusão de movimento, o trabalho é simples, mas dá um ótimo resultado visual. Os alunos precisam planejar bastante para que o efeito desejado seja alcançado. 
















Clique aqui e veja um passo a passo para realizar essa atividade [em inglês] 
Veja um vídeo antigo que fiz com meus alunos do 9º ano com uma atividade similar > clique aqui.