Dando continuidade ao trabalho que iniciamos, abordando a questão da imagem fotográfica e suas implicações sobre os caminhos da pintura a partir do século XIX.
Para relembrar:
1º - Retomamos um trabalho iniciado em 2008 em que a culminância foi um ensaio fotográfico cujo tema era a escola e seu cotidiano (saiba mais clicando aqui);
2º - Trabalhamos a questão da contextualização da fotografia e seus modos de produção (leia mais clicando aqui).
3º - Em seguida fizemos um trabalho de sensibilização estética, onde os alunos produziram pequenos livros com recortes de fotos que eles consideraram como “boas fotos”. Procurei levar os alunos a uma reflexão sobre questões como luz, enquadramento, cor, textura, foco, etc. Para mais detalhes clique aqui.
4º - Refizemos a proposta de ensaio fotográfico, agora os alunos divididos em grupos, tiveram que trabalhar a partir de três temas: a família, o bairro e o trabalho. Vamos publicar em breve algumas imagens fruto dessa atividade.
5º - Estamos explorando as possibilidades entre a fotografia e a pintura. O trabalho apresentado agora consiste em selecionar uma fotografia (jornal / revista), “copiar” a foto usando papel vegetal, transferir o desenho para o papelão e pintar, usando primeiro uma base branca, depois uma primária como fundo e depois o preto para a figura, o trabalho é finalizado com uma camada de cola branca. A idéia central é trabalhar as relações de espaço e figura / fundo, o uso das primárias foi uma decisão minha, para criar unidade entre os trabalhos.
Os resultados bastante originais podem ser relacionados a diferentes correntes estéticas, do expressionismo, a pop art, e até mesmo ao minimalismo. Essas tangências serão exploradas adiante.
Espero que gostem!