domingo, 23 de outubro de 2011

SURREALISMO [EM FOTOS]

Já exploramos algumas vezes as possibilidades que a fotografia digital nos dá para tentarmos compreender alguns movimentos artísticos, como por exemplo, o Cubismo [clique aqui]. Dessa vez após ler um pouco sobre o movimento Surrealista e observar algumas reproduções de Salvador Dali em livros, colocamos a mão na massa, ou melhor, na câmera e criamos uma série de imagens inusitadas sem o auxilio de PhotoShop, apenas brincamos com a linguagem dos planos:

“Quando seguramos um livro, mantendo o braço esticado, este objeto dará a impressão de ser tão grande quanto uma casa situada a uma centena de passos. Quanto mais se reduz a distância entre o livro e a casa, mais os objetos se aproximam de suas verdadeiras dimensões. Só quando o livro se encontra em um plano idêntico ao da casa, é que o tamanho aparente de cada um deles eqüivale com exatidão ao real.
                Através da perspectiva, linhas retas e paralelas dão a impressão de convergir, objetos que encobrem parcialmente a outros dão a sensação de profundidade, e através do distanciamento dos objetos temos a sensação de parecerem menores.”  [extraído de Elementos da linguagem Visual – cliqueaqui para o texto completo]











O pessoal da turma 2005 se divertiu muito fazendo essas fotos. Eu gostei muito do resultado e você o que achou? Deixe seu comentário.


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Barroco Brasileiro - Espírito Santo


No recesso de julho visitei Ouro Preto, vi tantas imagens esculpidas em madeira representando o Espírito Santo que não resisti e comprei uma que agora enfeita a parede de minha casa, não sou religioso, mas gosto demais desses símbolos.

As turmas do 9º ano estão estudando a arte brasileira e, claro, o Barroco. Então pensei que seria uma boa idéia fazer essa imagem com eles, até porque é um símbolo mais ou menos universal presente nas religiões cristãs, pois tanto católicos quanto protestantes fazem referência à pomba como um símbolo da presença divina.






Fizemos os pássaros com cartolina branca, cola e gliter e para o “esplendor” ao redor da imagem usamos a parte interna de caixas de leite recortadas.
Montamos o mural com cartolina preta para dar destaque às figuras e preenchemos quase todo o espaço, já que um dos elementos do barroco é o “horror ao vazio” (horror vacui).  


Acho que os meninos fizeram um ótimo trabalho. E vocês o que acharam? Deixe um comentário para a gente!


Outra atividade relacionada ao Barroco no Brasil, clique aqui.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Malevich [ Abstração Geométrica ]


Os alunos do Ensino Médio (turmas 2001, 2002, 2003 e 2005) fizeram um grande painel, uma espécie de homenagem a Malevich. Partimos dos elementos suprematistas: o quadrado, o círculo e a cruz. Cada aluno fez um modulo do tamanho de uma folha A4, depois reunimos tudo em um único painel. O resultado ficou bastante gráfico, quase uma estampa, lembra também os murais de azulejos de Athos Bulcão.

Vejam as imagens, espero que gostem!