sábado, 23 de junho de 2012

Cubismo


O Cubismo foi um dos movimentos mais importantes das chamadas vanguardas do século XX, sua ousadia ao abolir o uso da perspectiva – pratica estabelecida na arte ocidental desde o renascimento – e propor uma nova forma de representação do espaço irá repercutir até os nossos dias. Com os alunos de Ensino Médio, apresentei uma série de imagens de Pablo Picasso, dando especial destaque para a imagem fundadora – Les demoiselles d'Avignon – pintada em 1907. Discutimos bastante essa imagem, destacando a influência da arte africana, evidenciada nas máscaras que cobrem o rosto de duas das cinco mulheres representadas na pintura, a forma como os corpos são geometrizados etc.

Como forma de comparação exibi uma série de imagens publicitárias atuais onde o corpo é fragmentado através de recursos digitais, pedi para os alunos pensarem como esse tipo de recurso visual é comum em nossos dias, por isso mesmo a pinturas de Picasso não nos causam o mesmo espanto e impacto que causaram nas primeiras décadas do século XX, pois esse tipo de imagem foi assimilado pela mídia e naturalizada em nosso tempo.


Comparação entre "Retrato de Amboise Vollard" (1909-1910) de Palbo Picasso e publicidade.


Realizamos uma atividade em que duas ou mais imagens de revistas, especialmente o rosto, foi fragmentada e reconstruída de modo a originar uma nova imagem. Esse exercício foi interessante, pois deu oportunidade aos alunos de pensarem novos modos de construção de imagens, se distanciando de uma representação naturalista/realista.







\o/ Nosso Mural \0/





Mais sobre o Cubismo aqui.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Monet - Impressionismo - Plantas Aquáticas


Após as atividades abordando o processo fotográfico com os alunos do Ensino Médio, prosseguimos na aventura de desbravar a história da arte moderna e contemporânea. Nossa jornada começa com o Impressionismo de Monet. A pintura desse artista sempre seduz o olhar da meninada. Conversamos bastante sobre algumas obras, especialmente sobre as pinturas que Monet fez no final de sua vida, tendo por tema as ninféias. Partimos desse assunto para abordar as principais questões formais na pintura impressionista, tais como: a investigação da luz e da cor, a pintura ao ar livre, a marca do pincel sobre a tela revelando o gesto do artista.

Como atividade cada aluno pintou algum tipo de planta aquática, procurando realizar o seu trabalho dentro da mesma proposta, ou seja, uso de cores claras, pinceladas vigorosas, cuidado com as cores. O resultado me pareceu bastante bom. Vejam as fotos, espero que gostem.






 





Arquivo: veja o que já publicamos sobre esse assunto no blog.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Feliz Dia dos Namorados!

Para fazer com os alunos e decorar a escola ou a sala de aula. Bem fácil e fica super bonito. Depois é só pendurar!



sexta-feira, 8 de junho de 2012

Fotografia [ Na Sala de Aula ]

Quando começo a falar de História da Arte com meus alunos do Ensino Médio, antes de abordar qualquer movimento artístico, prefiro falar de fotografia e de como o nascimento dessa tecnologia no século XIX causou um grande impacto na arte. 

Acho melhor começar pela fotografia porque é um meio com o qual os meninos têm grande familiaridade, pois os celulares com câmeras estão por toda parte (proibidos ou não); as câmeras digitais estão muito mais acessíveis e quase todos tem uma; porque grande parte deles tem intimidade com programas de tratamento de imagem (PhotoShop, PhotoFiltre, Piknic, PhotoScape etc); porque a maioria participa de redes sociais na Internet e publicam muitas fotos. Então é um começo que desperta o interesse e gera boas discussões. 

Nos últimos anos tenho proposto diferentes exercícios, geralmente ensaios fotográficos, por exemplo, fotografar os espaços da escola (veja aqui). Esse ano visitei uma página no Tumblr [ Things Organized Neatly ] adorei a ideia de organizar coisa com o objetivo de fotografá-las. Mostrei algumas imagens desse site e pedi que os alunos organizassem coleções de objetos que estivessem disponíveis na sala de aula ou na escola. Usamos alguns recursos como o ajuste de macro das câmeras, pedi especial atenção com a luz e usamos cartolinas para criar os fundos. Mesmo com poucos recursos técnicos a qualidade das imagens e das composições me surpreendeu, prova de que há uma intimidade grande dos adolescentes com a linguagem fotográfica.

Vejam as fotos e comentem! 














terça-feira, 5 de junho de 2012

Desenhando Árvores


Uma das maiores dificuldades que enfrento com meus alunos é a questão dos desenhos estereotipados. Muitas crianças, depois de serem expostas a anos de modelos de desenho, simplesmente não tem mais confiança para criar os seus próprios. Para tentar criar um clima de maior liberdade, lancei o seguinte desafio para os alunos: De quantos modos diferentes podemos desenhar uma árvore? Pedi que cada um desenhasse uma árvore, mas que tentasse fugir daquela “árvore padrão com maçãs”.


Um pouco relutantes no inicio, mas mais confiantes à medida que observavam as produções dos colegas, foram surgindo árvores bem pouco comuns: com copas triangulares e padrões geométricos, árvores com folhas em forma de corações vermelhos, uma árvore com a copa em forma de planeta Terra (essa bastante triste), árvores feitas com recortes de revistas, árvores secas... Enfim, uma diversidade bastante grande. Espero que essa tenha sido a senha para que eles acreditem que podem ousar.




 Exibimos as imagens das árvores no mural, como forma de lembrar o Dia Internacional do Meio Ambiente. Usamos muito papel, mas uma aluna nos lembrou que é preciso reciclar, fica a dica.


Recomendo aos professores a leitura do artigo Desenhos estereotipados: um mal necessário ou é necessário acabarcom este mal?
Da Profa. Dra. Maria Letícia Rauen.  

sábado, 2 de junho de 2012

Elementos Visuais - Cores


Essa é a última postagem que farei sobre elementos visuais esse ano. Fiz algumas outras atividades, mas prefiro me concentrar em novos assuntos. Pelo que pude perceber houve um progresso signigicativo nos trabalhos da maioria dos alunos. Ao contrário do que pode parecer, trabalhar com os fundamentos da comunicação visual, não é uma perda de tempo. Ao menos é essa a sensação que tenho após observar a evolução plástica/gráfica que meus alunos tiveram ao longo do primeiro bimestre. Acho que podemos continuar desenvolvendo essas habilidades expressivas enquanto abordamos novos tópicos.

Desenvolvi algumas atividades teóricas com relação às cores. Para não me alongar vou colocar aqui o link para um post antigo que aborda o assunto: círculo cromático.

Como exercício propus que fizéssemos mandalas. Expliquei de modo simples o que são as mandas e seus muitos significados. Pedi que recortassem um círculo de papel branco, dobrassem em quadro e em seguida desenhassem em uma das partes círculo, depois deveriam repetir o mesmo desenho nas outras partes. 


Pedi que metade da turma colorisse os desenhos usando cores quentes e a outra usasse cores frias. 


A maioria dos alunos não teve grandes dificuldades para realizar a atividade.