Grande e forte abraços para
todos!
>> ARTE-EDUCAÇÃO << Espaço criado para documentar o trabalho pelo professor Anderson Leitão e seus alunos. Atualmente nas escolas: CIEP 330 - Maria da Gloria Correa Lemos (Duque de Caxias), EM Dulce Trindade Braga (Duque de Caxias) e CEC - Piabetá. >>>> Anos 2010 / 2017 <<<<
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
Feliz Ano Novo!
Quero desejar aos que visitam
nosso blog, alunos, colegas de trabalho, artistas e amigos, um maravilhoso ano
de 2012, repleto de arte e alegria. Que possamos continuar juntos nessa jornada
através da cultura e da educação.
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Vídeo Arte [ Atividade em Sala de Aula ]
Muitas vezes desejamos desenvolver uma atividade, mas desistimos porque não temos recursos disponíveis nas escolas
para levarmos adiante o projeto. Sempre quis trabalhar com vídeo arte, mas
sempre evitei porque achava que seria muito complicado gravar e editar as
imagens, além de ter que organizar um local para a exibição dos trabalhos. Outro
dia assistindo a alguns vídeos de artistas no YouTube acabei chegando a conclusão
de que poderia simplificar e utilizar os celulares dos alunos como câmera e ao
mesmo tempo reproduzir as imagens nos displays dos próprios celulares.
O resultado pode ser conferido no
registro em vídeo que fizemos. Muitas idéias surgiram, mas algumas foram mais
difíceis de realizar por dificuldades de sincronização. De qualquer modo,
utilizar os celulares de modo criativo já é um ponto altamente positivo.
Deixe o seu comentário, é importante
para a gente!
sábado, 5 de novembro de 2011
MINIMALISMO
O Minimalismo, movimento artístico
surgido nos Estados Unidos no inicio da década de 60 do século passado, foi
objeto de estudo dos alunos das turmas do Ensino Médio. Levei um pequeno texto
onde resumi as principais características da Minimal Art. Também preparei uma apresentação
em PowerPoint com obras de Frank Stella, Dan Flavin, Sol Lewitt e RobertSmithson. Além de reproduções das obras desses quatro artistas também inclui um
vídeo com a preparação de uma retrospectiva da obra de Sol Lewitt, pois com o
vídeo ficou mais fácil compreender as questões de escala (geralmente muito
grande) das obras.
Depois disso, criamos uma pintura
coletivamente onde aplicamos as principais características do Minimalismo (simplicidade,
uso de uma paleta de cores reduzida, repetição de módulos geométricos,
fronteira entre o bi e tridimensional etc). O trabalho formalmente é muito
simples, pois usamos apenas folhas de papel A4, cortadas e coladas de modo a
formar uma pirâmide. Os módulos foram combinados e fixados na parede com fita
adesiva dupla face. O resultado ficou muito mais bacana do que eu esperava, criando
um bonito diálogo com as linhas arquitetônicas do prédio desenhado por Niemeyer.
Se você é professor de arte e está
visitando esse blog, já trabalhou com esse movimento artístico e tem alguma
dica pra deixar para a gente, por favor, use a caixa de comentário e deixe o
link ou sugestão.
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Modernismo – Tarsila do Amaral
Os alunos do 9º ano seguem firmes
desbravando a arte brasileira, agora na reta final do ano letivo estamos nos
dedicando aos artistas Modernistas. Já trabalhamos com Anita e agora tratamos
de Tarsila do Amaral.
O obra de Tarsila sempre tem uma ótima
acolhida por parte dos alunos, acho que isso acontece por seu colorido e
alegria. Os alunos criaram várias versões para o seu trabalho mais conhecido o
ABAPURU. Ele ganhou roupas, sandálias, tatuagem e até mesmo um iPod, acho que
ela aprovaria, vejam as fotos e deixe um comentário pra gente! J
POP ART
A Pop Art é um momento da história
da arte bem interessante para trabalhar com os alunos, inclusive porque pode
render uma boa discussão sobre consumo, publicidade, quadrinhos, cinema e mesmo
sobre os limites entre arte e vida, fronteiras que foram progressivamente sendo
diluídas desde o gesto revolucionário de Duchamp ao elevar um simples mictório
a categoria de obra de arte.
Depois de ler sobre o assunto e
de observarmos um grande número de reproduções de obras de Andy Warhol e Roy
Lichtenstein resolvemos fazer uma atividade onde a principal questão fosse “eleger
um objeto bastante comum para servir de ‘modelo’ para nossas pinturas”. O
objeto escolhido foi o pregador de roupas. Desenhamos e pintamos uma grande
quantidade deles, mas apenas uma pequena parte foi parar no nosso mural. Claro
que não poderíamos deixar de fora uma pequena dose de ironia (típica da Pop
Art), as pinturas de pregadores foram penduradas usando os próprios pregadores!
Gostou do trabalho que fizemos?
Então deixe seu comentário.
domingo, 23 de outubro de 2011
SURREALISMO [EM FOTOS]
Já exploramos algumas vezes as
possibilidades que a fotografia digital nos dá para tentarmos compreender
alguns movimentos artísticos, como por exemplo, o Cubismo [clique aqui]. Dessa
vez após ler um pouco sobre o movimento Surrealista e observar algumas reproduções
de Salvador Dali em livros, colocamos a mão na massa, ou melhor, na câmera e
criamos uma série de imagens inusitadas sem o auxilio de PhotoShop, apenas brincamos
com a linguagem dos planos:
“Quando seguramos um livro, mantendo o braço
esticado, este objeto dará a impressão de ser tão grande quanto uma casa
situada a uma centena de passos. Quanto mais se reduz a distância entre o livro
e a casa, mais os objetos se aproximam de suas verdadeiras dimensões. Só quando
o livro se encontra em um plano idêntico ao da casa, é que o tamanho aparente
de cada um deles eqüivale com exatidão ao real.
Através
da perspectiva, linhas retas e paralelas dão a impressão de convergir, objetos
que encobrem parcialmente a outros dão a sensação de profundidade, e através do
distanciamento dos objetos temos a sensação de parecerem menores.” [extraído de Elementos da linguagem Visual – cliqueaqui para o texto completo]
O pessoal
da turma 2005 se divertiu muito fazendo essas fotos. Eu gostei muito do
resultado e você o que achou? Deixe seu comentário.
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Barroco Brasileiro - Espírito Santo
No recesso de julho visitei Ouro
Preto, vi tantas imagens esculpidas em madeira representando o Espírito Santo
que não resisti e comprei uma que agora enfeita a parede de minha casa, não sou
religioso, mas gosto demais desses símbolos.
As turmas do 9º ano estão estudando
a arte brasileira e, claro, o Barroco. Então pensei que seria uma boa idéia
fazer essa imagem com eles, até porque é um símbolo mais ou menos universal
presente nas religiões cristãs, pois tanto católicos quanto protestantes fazem
referência à pomba como um símbolo da presença divina.
Fizemos os pássaros com cartolina
branca, cola e gliter e para o “esplendor” ao redor da imagem usamos a parte
interna de caixas de leite recortadas.
Montamos o mural com cartolina preta
para dar destaque às figuras e preenchemos quase todo o espaço, já que um dos
elementos do barroco é o “horror ao vazio” (horror vacui).
Acho que os meninos fizeram um ótimo
trabalho. E vocês o que acharam? Deixe um comentário para a gente!
Outra atividade relacionada ao Barroco no Brasil, clique aqui.
Outra atividade relacionada ao Barroco no Brasil, clique aqui.
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Malevich [ Abstração Geométrica ]
Os alunos do Ensino Médio
(turmas 2001, 2002, 2003 e 2005) fizeram um grande painel, uma espécie de
homenagem a Malevich. Partimos dos elementos suprematistas: o quadrado, o círculo
e a cruz. Cada aluno fez um modulo do tamanho de uma folha A4, depois reunimos
tudo em um único painel. O resultado ficou bastante gráfico, quase uma estampa,
lembra também os murais de azulejos de Athos Bulcão.
Vejam as imagens, espero que gostem!
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
É primavera!
Meus alunos do 6º ano do CIEP 330 Maria da Glória Corrêa Lemos [Prefeitura Municipal de Duque de Caxias] criaram uma colagem com flores para celebrar a chegada da Primavera hoje. Ficou tão bonito que resolvi postar aqui, apesar desse blog ser dedicado exclusivamente ao trabalho realizado no Mané Garrincha. Espero que gostem! J
domingo, 18 de setembro de 2011
Na segunda-feira passada (12.09.11)
realizamos uma oficina de animação com alunos das turmas de 9º ano [901 e 902].
O trabalho foi realizado no contra-turno, ou seja, fora do horário regular das
aulas. Em um primeiro momento conversamos sobre o que os alunos sabiam sobre as
técnicas de animação. Em seguida assistimos a um curta animado [LAPSUS –
Argentina – 2007 – Direção de Juan Pablo Zaramella – 03:20 min] que fez parte
do Festival Internacional de Animação do Brasil - Anima Mundi. Discutimos o filme, destacando
principalmente a relação entre o som e a imagem e os simbolismos presentes no vídeo.
Na segunda etapa do trabalho
fizemos um exercício de animação bem simples usando uma folha de papel em
branco em que duas imagens alternadas geram um efeito de movimento. Em seguida
demonstrei o uso de um programa grátis e fácil de ser usado [ JellyCam ]. Usamos
esse programa em um equipamento bem simples, um notebook e uma webcam de baixa
resolução. Desafiei os alunos a criarem em grupo pequenas animações usando a técnica de Stop Motion a partir de
peças de tangran. O resultado do trabalho dos 5 grupos foi reunido em um único
vídeo de cerca de 1 minuto que pode ser visto a seguir. O trabalho de sonorização
e montagem foi feito por mim, pois não temos tempo suficiente na escola para
realizar essa etapa com os alunos.
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Op Art
Os alunos sempre gostam de
desenvolver trabalhos relacionados a Op Art. Acredito que isso acontece porque a mágica de criar
ilusão de movimento a partir de formas e cores é mesmo muito sedutora.
Mostrei para eles obras de Bridget Riley e Victor Vasarely, além de uma edição especial da
revista Super Interessante só com exemplos científicos de ilusões de movimento,
forma, cor, perspectiva etc.
Realizamos um trabalho de
recorte e colagem em duplas que ficou muito bonito visualmente, especialmente
quando colocamos todos os trabalhos lado a lado no mural.
Se tivéssemos mais tempo seria bom explorar a questão da moda e das estampas Op. Fica para uma próxima abordagem.
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
MONDRIAN WAVE
Depois de um longo tempo afastado por causa da greve estamos de volta!
Adoro fazer trabalhos bem grandes, principalmente quando a turma é animada. Esse é o caso da turma 2005. Eles criaram coletivamente um enorme painel baseado na obra do holandês Piet Mondrian. O resultado pode ser observado nas fotos a baixo.
Em 2010 também trabalhamos com Mondrian, clique aqui e veja!
Assinar:
Postagens (Atom)